Fatos hisóricos e contemporâneos
A Segunda Guerra Mundial resultou da Primeira Guerra, por conta do Tratado de Versailles, a Alemanha sofreu diversas imposições que fez nascer no país um sentimento de revolta. As décadas de 20 e 30 foram marcadas por forte crise moral e econômica na Alemanha (inflação, desemprego, desvalorização do marco), favorecendo o surgimento e crescimento do nazismo, assim como na Itália crescia o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites, que levaram ao conflito armado.
De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Alemanha e Itália armavam-se e tinham ambições colonialistas como forma de expandir seus mercados consumidores. Na Ásia, o Japão também possuía desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas, um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
Este importante e triste conflito terminou no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki, ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
Uma guerra é, e sempre o será, irracionalidade. A intransigência dos líderes alemães e italianos, e a fraca atuação da complacente Liga das Nações, estimularam os avanços territoriais da Alemanha, na Europa continental e da Itália, no norte do continente africano.
AS DIFERENÇAS DAS POLÍTICAS PRATICADAS POR EUA E URSS NO ÂMBITO INTERNO E PARA O EXTERIOR NO PÓS-GUERRA
Estas duas potências, possuem um traço marcante que os diferem, a forte oposição entre o Leste e o Oeste, ou seja, entre o socialismo e o capitalismo, considerados