Fatos Econômicos importantes entre 1945 e 1989
A guerra fria: O mundo da guerra fria, foi caracterizada pelo confronto entre os capitalistas liderado pelos Estados Unidos e os Socialistas liderado pela União Soviética após a segunda guerra mundial. Através dela deu-se o alinhamento progressivo aos dois grandes blocos, em meio ao armamentismo e confrontos localizados. Os Estados Unidos estabeleceram o Plano Marshall e a OTAN, enquanto os soviéticos respondiam com o Comecon e o Pacto de Varsóvia.
Em 1949, Mao Tsé-tung, liderando o Partido Comunista Chinês, tomou o poder, estabelecendo a Republica popular da China, derrubando Chang Kai-Shek que fugindo para a ilha de Formosa, criou a China Nacionalista. No ano seguinte a Coréia, teve o inicio de uma serie de confrontos entre os capitalistas e os comunistas. O conflito só terminou em 1953 com a manutenção da divisão da região tornando assim a Coréia do Norte comunista, e a Coréia do Sul, capitalista.
No final dos anos 50, o governo soviético Kurschev e os norte-americanos Eisenhower e Kennedy ensaiaram uma aproximação e tentativa de distensão, no que ficou conhecido como política da Coexistência Pacífica. Entretanto, tal política não impediu novos confrontos, ao contrário, restabeleceu o clima de Guerra Fria, que foi seguido mais tarde de nova aproximação como aconteceu com a Détente dos anos 70. Após a reativação das rivalidades norte-americanas e soviéticas, durante os anos 80, no final desta década teve fim a Guerra Fria, quando houve o colapso do bloco soviético seguido do fim da URSS. Na américa Latina, Cuba Engrossou o bloco soviético, tendo á frente Fidel Castro, o qual reestruturou profundamente a ordem tradicional da economia e a sociedade cubana. Em 1962, o país foi o Epicentro de outra grave crise internacional, a chamada Crise dos Mísseis. Nos demais Países latino-americanos a instabilidade, as ditaduras e os confrontos políticos não conseguiram alterar substancialmente a tradicional situação de