relatório sobre os miseraveis
1- Desde os anos 1990 que os estudiosos, os governantes e a imprensa em geral falam em uma nova ordem mundial. O que significa isso? Uma ordem geopolítica mundial significa uma correlação de forças no plano internacional, ou seja, o equilíbrio mundial de poder entre os Estados nacionais.
1.1- Para entendermos melhor essa idéia, temos de recordar que existem, atualmente, cerca de 200 Estados na superfície terrestre e que cada um deles tem a sua soberania, o que significa que, em tese, cada um pode fazer o que bem entender em seu espaço. Mas apenas em tese, pois nenhuma nação atual é auto-suficiente; todas dependem das demais e muitos atos praticados por um Estado ou país podem chocar ou agredir, direta ou indiretamente, outras sociedades nacionais: explosões de bombas nucleares, grandes queimadas em florestas, a existência de trabalho escravo, a poluição ou uma barragem num rio que fornece água a um país vizinho, etc.
1.2- Além disso, os Estados são completamente diferentes entre si: uns têm uma população enorme (China, Índia), enquanto outros têm uma população minúscula, muitas vezes até menor que uma única grande cidade desses Estados muito populosos; alguns possuem uma economia e um poderio militar muito fortes (Estados Unidos, por exemplo), enquanto dezenas de outros tem economia e poderio militar extremamente frágeis. Isso significa que existe uma hierarquia entre os Estados: alguns são extremamente poderosos – são as chamadas grandes potencias – e outros bastante frágeis do ponto de vista econômico, militar e, às vezes, até populacional. É exatamente essa hierarquia entre os Estados, que pode mudar radicalmente de um período para o outro, que constitui a correlação de forças ou a ordem mundial.
1.3- Uma ordem geopolítica mundial, portanto, é essa situação, sempre provisória, de equilíbrio de poder em termos internacionais, no nível das relações – econômicas, diplomáticas e militares – entre os Estados nacionais.