Relatório sobre o filme "os miseráveis"
Desde a antiguidade até os dias atuais é possível perceber certa discriminação com ex-presidiários que mesmo após terem cumprido completamente suas penas ainda sofrem rejeição pela sociedade.
Neste trabalho será abordado esse tipo de preconceito a partir da análise do filme Os Miseráveis, retratando a vida de um ex- presidiário, Jean Valjean, que foi marginalizado pelo fato de ter sido condenado por 19 anos de prisão. Isso tudo será abordado no desenvolvimento do trabalho que está dividido em: o filme, principais personagens e enredo.
DESENVOLVIMENTO
* O filme:
O filme Os Miseráveis (Les Misérables) é uma adaptação da obra do escritor francês Victor Hugo (também autor de Os Trabalhadores do mar e O Corcunda de Notre-Dame) publicada em 1862. Foi lançado em 1998 nos Estados Unidos da América, tem como diretor Bille August, roteirista Rafael Yglesias, produtores James Gormam e Sarah Radclyffe, música Basil Poledouris, fotografo Jorgen Persson, diretor de arte Peter Grant, figurinista Gabriella Pescucci, editor Jannus Billeskov Jansen e se enquadra no gênero dramático/romântico. A história se passa no século XIX na França durante a Batalha de Waterloo (1815) e exemplifica a miséria vivida pela população nessa época devido aos últimos acontecimentos.
* Principais personagens:
1)Jean Valjean: preso por roubos, ao ser solto e inocentado por um Bispo vai reconstruir sua vida nos Alpes, onde passa a ser conhecido por Madeleine e torna-se dono de uma fábrica e prefeito em Montreuil-sur-Mer. Cria Cosette, filha de Fantine. Ao ter sua verdadeira identidade relelada por Javert, foge com Cosette como forma de se distanciar do seu passado.
2)Fantine: pobre, trabalhava na fábrica de Valjean até ser demitida por ser uma mãe solteira e não ter condições de sustentar sua filha, Cosette, que fora deixada em uma estalagem para ser criada. Em situação de miséria, ao ser presa por atacar um homem