Tempos Modernos
CAMPUS CAMPO LIMPO
CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO
RELATÓRIO FILME TEMPOS MODERNOS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
BIANCA MOREIRA LUCAS
RA-8827389655
BRUNO SANTOS MARTINS
RA-9857498820
NAYARA ARAUJO DA SILVA
RA-8379862315
SHEILA TAVARES DA SILVA
RA-8074843495 WAGNER DA SILVA
RA-7093562720
SÃO PAULO
ANO 2014
RESUMO
O filme Tempos Modernos passa no inicio do século XX, na época Revolução Industrial, mesmo com gênero Comedia, traz uma serie criticas, ao sistema capitalista, e á exploração do trabalhador. Onde claramente mostra a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano sendo visto como uma máquina, e o homem uma peça do mesmo.
Nas primeiras cenas, observa-se que a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora, desenvolvida para alimentar o desperdício de tempo de produção, têm como a finalidade de aumentar a produtividade das organizações, enfocando apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, provocando uma crise existencial, onde o homem perde sua identidade e torna-se um objeto.
O filme de Charlie Chaplin refere-se ao tratamento á classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria Marxista) e aos burgueses (representam uma categoria privilegiada, donos dos meios de produção que exploram essa mão-de-obra, porém miserável, para aumentar a produtividade da empresa produzindo mais e mais), relata as cargas horárias extensas, a luta por melhores salários, melhores condições no trabalho.
Chaplin esforça-se em delinear não somente concepções que abrangem as questões trabalhistas em si, mas também uma perspectiva de humanidade em que a busca pela felicidade é uma constante. A frase do inicio do filme pontua a idéia central da obra: “Tempos Modernos. Uma história