Fatores que marcaram o brasil
O fracasso do modelo político-econômico, adotado pelo regime militar, ficou evidente durante o Governo Figueiredo. O País tinha mergulhado numa das maiores crises de sua história, que se refletia nas elevadas taxas de inflação, no assombroso endividamento externo e no déficit público.
Diversos setores da sociedade (partidos políticos, Igreja, entidades científicas e sindicatos) reivindicavam uma mudança de rumo para o País.
A crescente onda de descontentamento social foi canalizada, pelas lideranças de oposição, para a campanha em favor das eleições diretas para Presidente da República.
Fonte: http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_1972.html
2º Objetivo das Diretas Já
Em março de 1983 foi apresentado à Câmara do Deputados um projeto de emenda à Constituição que restabelecia as eleições diretas para presidente da República. O autor era o Deputado do Mato Grosso, Dante de Oliveira, do PMDB. A proposta repercutiu fortemente entre os setores da sociedade que estavam inteirados nos assuntos políticos do país, sendo assim, aproveitando o ambiente propício, o PT, PMDB e o PDT, entre outros grupos de oposição à Ditadura, começaram a convocar a população a se mobilizar em apoio à emenda “Dante de Oliveira”, como ficou conhecido o projeto. O apelo da oposição foi instantaneamente aceito entre diversos grupos sociais por várias regiões do país, e tinha então, início a Diretas Já, campanha de mobilização nacional que se deu durante os meses que antecederam a votação da emenda Dante de Oliveira no Congresso nacional.
No entanto, como já era uma postura característica da Ditadura do Governo militar, na semana da votação da emenda pelo Congresso, com o intuito de intimidar os parlamentares, o governo decretou medidas de emergência, nomeando o general Newton Cruz para executá-las. Então, em clima de terror, os governistas derrotaram a emenda em 25 de abril de 1984, impedindo mais um