Fatores que influenciam o fluxo salivar
Diversos fatores podem influenciar o fluxo salivar e sua composição e os resultados variam de individuo para individuo:
1) Hidratação individual:
O grau de hidratação individual do indivíduo é o principal fator que interfere ma saliva. Quando há redução da ingestão de água, o fluxo salivar diminui, entretanto, quando há hiper hidratação o fluxo salivar aumenta. Durante a desidratação, as glândulas salivares cessam sua secreção para conservar água.
2) Postura corporal, condições de iluminação e tabagismo:
Pacientes mantidos em pé ou deitado apresentam maior e menor fluxo salivar respectivamente, do que pacientes sentados.
Há uma diminuição de 30 % a 40 % de SF de pessoas que sejam com os olhos vendados ou no escuro.
3) Estimulação olfativa e tabagismo também causa aumento temporário do fluxo salivar.
O efeito irritante do tabaco aumenta a excreção glandular e a nicotina provoca graves alterações morfológicas e funcionais nas glândulas salivares.
4) Ciclo circadiano e circanual:
O fluxo salivar atinge seu pico no final da atrde, mas cai para quase zero durante o sono. A composição salivar também não é constante: a concentração de proteínas totais atinge seu iço no fim da tare, enquanto os níveis de produção de sódio e cloreto ocorrem no inicio da manha.
No ciclo circanual, no verão flui menor volume de saliva da parótida, enquanto no inverno, há picos de secreção.
5) Medicamentos:
Muitas classes de medicamentos , especialmente aqueles que tem ação anticolinérgica ( antidepressivos ,ansiolíticos , antipsicóticos, anti-histamínicos e anti-hipertensivos) , pode causar redução na SF e alterar a sua composição
6) Efeitos da radiação
Pacientes que receberam radioterapia para o câncer de cabeça e pescoço, apresentam fluxo slaivar diminuído. Apesar de sua baixa taxa de renovação celular , as células acinares salivares são extremamente sensível à radiação, e xerostomia é uma sequela precoce e