Brinquedoteca
A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar suas atividades lúdicas, para serem desenvolvidos saberes da vida pessoal e profissional com o intuito da criança se interagir e intervir em seu meio social de forma prazerosa, significativa e contextualizada.
Brincar é uma linguagem da criança, no brincar, ela expressa suas emoções, suas habilidade e dificuldades, e mostra aos adultos suas conquistas; mostrando a apropriação de uma linguagem diferente, característica do desenvolvimento infantil. Ao brincar a criança permite ao adulto um olhar diferenciado sobre o desenvolvimento infantil, que ao observar é fácil perceber conflitos entre as crianças e as maneiras em que elas mesmas encontram de solucionar os conflitos entre si. Através das brincadeiras, a criança vai se amadurecendo socialmente, adquirindo um convívio compreensivo futuro.
Em algumas brincadeiras as crianças relatam afetos. A criança que não brinca não aprende, não tem interesse, não tem entusiasmo, não demonstra sensibilidade e não desenvolve afetividade. Daí a necessidade de compreender o brincar como uma linguagem infantil, uma maneira que as crianças pequenas utilizam para falar não convencionalmente, mas para se expressar e demonstrar seus sentimentos, suas vontades, suas inquietudes.
Santa Marli Pires dos Santos (1997) relata que uma Brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar os padrões de conduta em relação à criança; esquecer métodos e técnicas tradicionais; buscando uma nova postura de educação para o bom desenvolvimento infantil e oferecendo-a ludicidade.
Portanto ao realizar este trabalho foi importante observar