Fatores Humanos na Aviação (Atualizado)
1 FATORES PSICOLÓGICOS
1.1 Estress
De acordo com Lipp (2000), o estresse pode ser compreendido como um desgaste geral do organismo, causado pelas alterações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa é forçada a enfrentar situações que o irritem, excitem, amedrontem, ou mesmo que o façam imensamente infeliz. Para Proença (1998), o estresse significa pressão, insistência e estar estressado significa estar sob pressão ou estar sob ação de um determinado estímulo insistente.
Conforme Pafaro e Martino (2004), o estresse é um fenômeno complexo e dinâmico; comumente é visto como algo negativo que ocasiona prejuízo no desempenho global do indivíduo. O estímulo que inicia uma reação de estresse é chamado de estressor. Estressor pode ser algo negativo e, também, positivo que emocione a pessoa de modo marcante. Assim sendo, é uma situação ou experiência que gera sentimentos de tensão, ansiedade, medo ou ameaça que pode ser de origem interna ou externa.
1.2 Depressão
A depressão ou depressão nervosa é um estado patológico com um humor triste e doloroso associado à redução da atividade psicológica e física. A pessoa afetada pela depressão se sente impotente e a doença vem quase sempre acompanhada de outros sintomas, como a ansiedade ou a insônia. A depressão pertence ao grupo de doenças do nosso tempo e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde, em Genebra), ela está entre as três doenças que agravam cada vez mais a qualidade de vida das pessoas.
Apesar de ser uma das características mais peculiares da depressão, nem todos os indivíduos relatam a sensação de tristeza. Algumas pessoas referem como sintoma principal, perda da capacidade de sentir prazer em suas atividades, reduzindo, dessa forma, o seu interesse pelo ambiente. Associa-se então, a sensações de fadiga e perda de energia, pela queixa de cansaço exagerado. Seria importante, por sua vez, levar-se em conta de que ao diagnosticar a depressão, atente-se às evidências