Controlador de vôo
A ação do voo sempre exerceu um grande fascínio sobre o ser humano, que com sua atração pelo desconhecido e pelos desafios, conseguiu criar um meio para tal.
No entanto, a aviação está sujeita a acidentes, que por envolver muitas pessoas e serem geralmente trágicos, despertam o receio. Com base nisto, o ser humano vem buscando aperfeiçoar cada vez mais todos os aspectos relacionados à segurança do vôo, ao ponto de hoje ser 218.75 vezes mais arriscado realizar tarefas domésticas que viajar de avião. Neste contesto é importante ressaltar o controle do voo como fator que torna possível o trafego de aviões de forma segura e ordenada. Entretanto o aumento progressivo do número de voos faz com que os riscos aumentem o que exige uma melhoria contínua no sistema de forma geral. Neste caso esta se propondo uma avaliação de um setor que compõem este grande sistema, que é a torre de controle.
DESCRITIVO DA FUNÇÃO
Elaboram e implementam programa de segurança de vôo e plano de emergência aeronáutica. Controlam tráfego aéreo em solo e no ar; garantem a segurança aeroportuária. Planejam vôos; despacham vôos; embarcam e desembarcam passageiros. Fiscalizam atividades do sistema de aviação civil e ministram treinamento.
Controlador de tráfego aéreo (também conhecido internacionalmente pelo acrônimo ATCO, do inglês Air Traffic Controller) é a pessoa encarregada de separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e nos aeroportos de modo seguro, ordenado e rápido. Os controladores de tráfego aéreo trabalham emitindo autorizações aos pilotos, ou seja, dando instruções e informações necessárias dentro do espaço aéreo de sua jurisdição com o objetivo de prevenir colisões entre aeronaves e entre aeronaves e obstáculos nas imediações dos aeroportos. O controlador de tráfego aéreo é o elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que faz a interface mais próxima a um acidente aeronáutico. Por isso seu trabalho é muito específico.
Antigamente havia a