Trafego de aeronaves
Na maioria das vezes quando se está num avião as pessoas se perguntam como o piloto se guia para chegar ao seu destino, tambem se perguntam como os aviões não colidem, afinal são centenas deles voando ao mesmo tempo. É natural que os passageiros de avião tenham essas preocupações. No entanto, estatísticas mostram que as viagens em aviões comerciais são relativamente seguras.
De fato, é mais seguro do que viajar de carro ou motocicleta. Um fator-chave que contribui para essa segurança é o sistema de controle de tráfego aéreo.
Um sistema que torna seu vôo seguro
O piloto-comandante é o principal responsável pelo vôo seguro da aeronave. Mas há muitas ocasiões em que ele não consegue ver outros aviões voando ao seu redor, nem se dá conta da presença deles. Por esse motivo, a maioria dos países possui um sistema de controle de tráfego aéreo. Funcionários em terra monitoram cada fase dos vôos que operam sob as normas de vôo por instrumentos.
Tudo isso significa que, enquanto o piloto cuida de suas funções na cabine de comando, muitos olhos e ouvidos em terra acompanham o vôo. O piloto sempre se comunica por rádio não só com os controladores do aeroporto de onde decolou e de onde vai pousar, mas também com os controladores que trabalham em vários pontos no trajeto.
A monitoração do seu vôo
Em solo, radiotransmissores com antenas direcionais emitem sinais que orientam as aeronaves. O piloto possui instrumentos que captam esses sinais e informam a localização exata do avião. Visto que os transmissores ficam em pontos específicos, os aviões voam de ponto em ponto até chegarem a seu destino. Na verdade, esses equipamentos de auxílio à navegação criaram aerovias específicas.
Os controladores de tráfego aéreo monitoram os aviões que estão nessas aerovias. Antes de decolar, os pilotos devem preencher um plano de