Fatores de risco para Osteoporose
Andréa Gonçalves Brandão*
RESUMO: O presente trabalho analisa os principais fatores de risco associados a osteoporose. A osteoporose foi durante muito tempo considerada uma doença do idoso, no entanto, atualmente, existe uma concordância geral de que a predisposição começa na infância e na adolescência. Alguns fatores de risco estão associados a aquisição de osteoporose desde a idade juvenil através da prática excessiva de exercícios físicos, assim como distúrbios alimentares, proporcionados pelo ritmo de competição impostos na vida destes jovens atletas. Como conseqüência, este jovem esportista pode ter predisposição a desenvolver osteoporose precoce.
________________________________________________________________________
*Acadêmica do curso de Pós –Graduação. ESEF-UFPEL
¹ Trabalho de conclusão da disciplina “Desenvolvimento Motor”. Professora Suzete Clark .
FATORES DE RISCO PARA A OSTEOPOROSE
Introdução
A osteoporose é uma doença em que ocorre importante perda de densidade óssea, aumentando assim sua fragilidade e tendência às fraturas (Mantoanelli et al, 2002). O osso não é uma estrutura dura e inerte. De fato, ele é um tecido vivo complexo que fornece suporte estrutural para os músculos, protege os órgãos vitais e armazena cálcio, essencial para a força e a densidade óssea. Os 206 ossos vivos e dinâmicos do corpo renovam-se durante a vida por meio de um processo de degradação-produção conhecido como remodelagem (Nieman, 1999). Na remodelagem, sinais químicos complexos estimulam as células ósseas denominadas de osteoclastos a degradar e remover o osso antigo e outras células denominadas de osteoblastos a depositar osso novo.
Durante a puberdade, ocorrem aumentos rápidos do crescimento e de densidade óssea, com o pico de densidade óssea sendo atingido entre os 20 e 30 anos de idade. Uma vez que o pico de massa óssea é atingido, a atividade dos osteoclastos e dos