capital humano
A teoria do capital humano surgiu através de economistas como Adam
Smith (1776) na obra a Riqueza das
Nações, com Alfred Marshall (1920) no livro “os princípios econômicos do mais valioso investimento dos capitais, os seres humanos” e teve seu pleno desenvolvimento na escola de Chicago com os teóricos da economia Gary
Becker, Jacob Mincer e Theodore
Schultz
Aumento do capital humano de uma empresa se dá quando há o aumento de do grau de instrução de seus trabalhadores. Ou seja quando os trabalhadores investem em sua formação e treinamento, ocorre o aumento do capital humano ( qualificação; habilidades; produtividade, etc.)
Simplificando... podemos definir que o capital humano é o estoque de habilidades, qualificação e conhecimentos das pessoas.
Quanto maior é o capital humano de uma organização, maior será o seu desenvolvimento e bem- estar, e maior também será a produtividade da empresa
Um ponto interessante acerca de capital humano é o fato de que ele é uma fonte de diferenciação de salários, no sentido de que quanto mais capital humano se possui, maior será sua remuneração.
Em outras palavras, o nível salarial depende diretamente do capital humano.
Um exemplo de empresa que se preocupa com seu capital humano é a Serasa Experian que em 2007, iniciou diferentes ações para a promoção da saúde ocupacional.
Foi criada, a Academia de Ginástica Serasa Experian
Equipe médica especializada;
Campanhas periódicas (doação de sangue, colesterol, vacinação, acuidade visual);
Programas de orientação (de vigilantes do peso à saúde da mulher, posto de coleta de leite materno, entre outros); E o programa "Ser Serasa, Ser Sadio", que promove, na empresa, terapias como acupuntura, shiatsu, psicoterapia e fonoaudiologia;
A organização oferece, ainda, o site Qualivida, que reúne informações e questionários para avaliação física e emocional do colaborador.
A empresa mantem para os