Fatores da produção
Este é um conceito da literatura econômica, cujo objetivo de estudo busca possibilidades geradoras de bens de consumo úteis às sociedades, dentro de uma perspectiva de escassez de recursos produtivos. Isto é - como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades ilimitadas da coletividade.
Os fatores produtivos ou recursos produtivos possuem características limitadas. Já as necessidades humanas são de características ilimitadas. Portanto, é da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, que surgem os problemas econômicos fundamentais.
A riqueza social depende de alguns fatores produtivos, sem os quais não pode ser realizada. A economia considera tradicionalmente, três fatores da produção, a saber:
- A terra, ou natureza:
Representada pela soma de todos os recursos naturais que podem ser utilizados e transformados pelo homem.
- O trabalho:
Representado pelos recursos humanos aplicados nas atividades de utilização e transformação dos recursos naturais, visando à produção de bens e serviços.
- O capital:
Assume a forma de dinheiro, matérias-primas, equipamentos e instalações, aplicados na produção, de forma a gerar riquezas.
Estes três fatores são determinantes da riqueza social, porém alguns autores defendem que é necessário um outro fator capaz de alavancar os outros três ,o qual denominam de Gerência empresarial "administração". De nada adianta possuir vários recursos e em abundância se estes são mal administrados.
Muitos países possuem parcos recursos e estão em situação de riqueza social melhor que outros com mais recursos. Comparando alguns países verificamos que, por exemplo: O Brasil possui muito mais recursos que o Japão, porém o Japão consegue gerar maior riqueza.
Classificação dos Bens
A atividade produtiva permite efetuar a produção de bens econômicos. Os bens econômicos são bens raros ou produção do homem. Sendo os fatores de produção