Fatores da Carga de Máquina e Carga de Mão de Obra.
Campus Cornélio Procópio
TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Luiz Alfredo Pereira
Monique Ap. Ferreira dos Santos
Muller Pereira
Paula de Andrade
Gestão de Processo Produtivo
Cornélio Procópio
2013
Luiz Alfredo Pereira
Monique Ap. Ferreira dos Santos
Muller Pereira
Paula de Andrade
Gestão de Processo Produtivo
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Processo Produtivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para a aprovação na disciplina.
Professor: Jose Fernandes da Silva Neto
Cornélio Procópio
2013
Sumário
Alguns Aspectos Históricos e Fundamentais Teóricos
Na gestão da produção os objetivos básicos de todo gestor estão relacionados com a racionalização dos processos e com a otimização dos recursos visando aumentar a produtividade do trabalho realizado.
Tecnicamente um dos meios para atingir maiores patamares de produtividade é mediante o estudo de racionalização do trabalho e da melhora funcional do homem, ou seja, pelo estudo de “Tempos e Movimentos”. Essa expressão se se fundamenta, principalmente, em Taylor e Gilbreth, os quais desenvolveram seus trabalhos tanto no objetivo de medição e qualificação do trabalho executado quanto no sentido de melhorá-lo e racionalizá-lo, formulando princípios e teorias.
Ao final do século 19, trabalhando numa mineradora, Taylor teve sua atenção voltada para o serviço que alguns operários desempenhavam com uma pá, carregando minérios. Algumas pessoas possuíam sua própria ferramenta, recusando a que era fornecida pela companhia. Essa preferência ocorria em virtude de os operários dimensionarem sua própria pá em função da capacidade física de cada um, usando o bom senso como meio de redução do esforço e para melhoramento dos métodos de trabalho.
Com base na observação Taylor aprofundou estudos procurando estender por toda a empresa o ganho de produção