Gestão Logística na Construção Civil
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Civil
GESTÃO LOGÍSTICA APLICADA A CONSTRUÇÃO CIVIL
Engenharia de Produção – 1496 – 31
EQUIPAMENTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Equipe:
Ana Cláudia Doná
RA:
55642
Karen Bortolon
56390
Mamede Abou Dehn Junior
49309
Milton Alonso
59224
Maringá, PR
Junho/2013
SUMÁRIO
2.EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE VERTICAL E HORIZONTAL 5
2.1.Equipamentos de transporte vertical 5
2.2.Equipamentos de transporte horizontal 9
3.FERRAMENTAS DE MONTAGEM 11
3.1.Ferramentas Elétricas Manuais: 11
3.2.Ferramentas Manuais: 11
3.3.Ferramentas Pneumáticas: 12
4.EQUIPAMENTOS MOVIDOS A MOTOR 13
5.EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 15
6.CONCLUSÃO 25
1. INTRODUÇÃO
A construção civil não tem vida própria sem o uso dos diversos equipamentos inerentes ao setor, e essa diversidade que engloba tanto máquinas como ferramentas, vai desde pequenos protetores auriculares, a grandiosas máquinas pesadas.
Construtoras apostam no avanço da tecnologia e disponibilizam nos canteiros um número maior de máquinas a cada dia, muitas vezes para substituir a mão de obra especializada e para alcançar a produtividade almejada. Para isso, as empresas estabelecem um criterioso cronograma de obra, de forma a obter uma boa redução de custos na hora de locar esses equipamentos (TATEOKA, 2004).
Apesar de o mercado não ter dados com o perfil da demanda e oferta de máquinas e equipamentos na construção civil, as dificuldades que construtoras e incorporadoras estão encontrando revelam que já há escassez na área.
Um dos dados mais contundentes diz respeito à distribuição geográfica das empresas de locação: 80% das locadoras estão nas regiões Sul e Sudeste do País, enquanto Centro-Oeste, Norte e Nordeste dividem os outros 20%. Só São Paulo concentra 48% do total de empresas. Os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo somam 22%. A