questionário mecânica dos solos
Este trabalho visa atender ao questionário exposto pelo docente, retratando de forma sucinta às pesquisas realizadas com a finalidade de expor o conhecimento obtido em sala conjuntamente com os apontamentos estudados.
Seguem as perguntas trabalhadas e as devidas respostas, com ilustração de anexos (imagens).
1) Quando encontramos lençóis d'água superficiais, como são desenvolvidas as ações de uso do geodreno no rebaixamento desse suposto lençol?
É um sistema de drenagem vertical e também horizontal composto por um núcleo de drenagem em PEAD, envolvido por geo-têxtil (não tecido) que tem a função de filtração – o resultado é um geo-composto com elevada capacidade de vazão. Sendo utilizado em aceleração de recalques (quando cravado em maciço saturado) e em drenagem horizontal, quando inserido entre camadas de aterros ou pré-furos.
Os drenos profundos têm por objetivo interceptar o fluxo da água subterrânea através do rebaixamento do lençol freático, impedindo-o de atingir o subleito, é constituído por: Vala, materiais drenantes e filtrante, tubo, juntas, caixas de inspeção e, estruturas de deságüe. As valas são abertas de forma manual ou mecânica, geralmente com dimensões de: 50cm de largura mínima, profundidade de 1,50m a 2,00m (depende da profundidade do lençol freático).
O material de enchimento da vala pode ser:
• Material filtrante, que permite o escoamento da água sem carrear finos e consequentemente evitar a colmatação do dreno. Pode ser usado areia, agregados britados, geotêxtil.
• Material drenante, com a função de captar e ao mesmo tempo conduzir as águas a serem drenadas. Pode ser usado brita, seixo rolado, cascalho grosso lavado.
Tubos perfurados com a função de coletar e conduzir a água até um deságue seguro. Podem ser tubos de concreto, cerâmicos, de fibro-cimento, de materiais plásticos e metálicos
2) Nos ensaios mais comuns e discutidos em sala