Padronização dos procedimentos de gestão suprimentos e logística na construção civil
RESUMO
O controle de estoque e tudo que está ligado a ele é um dos pontos mais importantes para a gestão de uma obra. Por meio dele é possível acompanhar o consumo de materiais na obra e a desempenho da equipe em termos de aproveitamento e perda de insumos, planejar as compras necessárias para as atividades dos próximos meses e acompanhar o resultado financeiro da obra, frente ao orçamento. Sabe-se que, embora na maioria dos casos o atrativo seja a produção, a mesma depende da atuação de um planejamento que forneça benefícios para uma operação satisfatória, quando existe tal entrosamento, as perdas tendem a ser diminuídas. O presente trabalho visa elaborar um modelo de gestão de estoques em uma empresa de construção civil na cidade de Marabá. Palavras-chave: Gestão da cadeia de suprimentos; Gestão de estoques; Empresas Construtoras; Setor da Construção.
1. INTRODUÇÃO
A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de materiais e serviços para administrá-las de forma coletiva já foi uma evolução natural. A administração de empresas passou a focalizar o controle e a coordenação coletiva dessas atividades como potencial de vantagem competitiva, capaz de oferecer diferencial através das características do serviço prestado, originando, assim, a Logística Empresarial. Os consumidores vêm exigindo cada vez mais produtos que atendam as suas necessidades, no momento exato, com alto padrão de qualidade e a preços compatíveis, independentemente da nacionalidade dos mesmos. Os clientes estão muito mais informados e exigentes, o que provoca mudanças no mercado e no consumo, consequentemente, em todo setor industrial e de serviços.
Portanto, a empresa que colocar no mercado o produto ou serviço que melhor atenda às necessidades e exigências dos consumidores a menor preço, independentemente da marca ou origem desse produto ou serviço, será