Fatores críticos de sucesso em uma implantação de um sistema erp
Uma das principais tendências dos últimos tempos nas organizações é a implantação/implementação de um sistema ERP. Esse sistema tem como principal objetivo integrar todas as áreas da empresa, visando um banco de dados únicos, sem relevâncias em suas informações. O nosso estudo de caso, foi direcionado à uma industria moveleira que, por estar em crescimento, optou pela utilização do sistema ERP, na gestão de pessoas e materiais. Seus donos e diretores visaram nessa integração, uma forma de diminuir os custos e aumentar a visualização do que está acontecendo realmente na sua empresa.
DESENVOLVIMENTO
1. Contínuo Suporte Gerencial
A implantação do sistema ERP na empresa USE, além de ser apoiada pelos dirigentes da empresa, foi solicitada pelos mesmos. Uma dificuldade no controle e planejamento da produção, bem como uma demora excessiva na geração de relatórios e resultados, fez com que os presidentes/diretores da empresa buscassem por alguma ferramenta de gestão que acabasse com esse cenário. A solução proposta e rapidamente aceita foi a implantação de um sistema ERP, o DATASUL, da empresa TOTVS.
2. Mudança gerencial Organizacional efetiva
Antes da instalação do software, foi realizada uma reunião com todos os gerentes, supervisores e encarregados, para que lhes fossem apresentados a nova forma de gerenciamento da empresa. E até mesmo para que fossem dadas idéias que poderiam contribuir para a melhor aceitação por parte daqueles que seriam os usuários do sistema. Após esta reunião uma política de implantação do DataSul foi lançada, não só entre os usuários mas entre todos da empresa. Até porque o sistema não funciona somente com alguns usuários qualificados, todos têm que saber da importância da nova ferramenta.
3. Time de Projeto Adequado
Seguindo o processo de implantação, o software não funciona por si só, colaboradores bem qualificados e cientes de todas as funcionalidades do sistema são extremamente