fator
O Fator de Potencia é uma questão cada vez mais relevante para projetistas de equipamentos eletroeletrônicos, pois um menor consumo e um melhor aproveitamento da energiaelétrica é algo que preocupa, não apenas em vista dos impactos econômicos, mas também em vista dos impactos ambientais, passando pela temeridade de um possível apagão (falha com interrupção de fornecimentodo sistema de geração e transmissão de energia elétrica). Neste trabalho irei utilizar dos métodos ensinados em sala de aula pelo professor da disciplina de Circuitos elétricos II e das informaçõescontidas no fundamento teórico para demonstrar a aplicabilidade da correção do fator de potência.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A maioria das unidades consumidoras consome energia reativaindutiva, como motores, transformadores, lâmpadas, de descarga, fornos de indução, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requerdois tipos de potência:
• Potência ativa: Potência que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, etc. É medida em KW.
Potência reativa: Potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É medida em KVAR.
Assim, enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potência reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um espaço no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa. Podemos definir o fator de potência como sendo a relação entre a potência ativa e a potência aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência. Um triângulo retângulo é frequentemente utilizado para representar as relações entre KW, KVAR, e KVA. (Ver figura a seguir a seguir).
Define-se fator de potência como sendo a divisão de potência