Resumo do livro "O que e ética?"
**Filosofia**
Resumo do livro
“O que é a ética?”
Os problemas da Ética
No início do livro, o autor busca entender quais os problemas do estudo da ética, a divisão didática deste estudo em dois campos: nos problemas gerais e nos problemas específicos, frisando que é uma divisão acadêmica já que na vida real não existe separação.
A ética em cima do capital, da moral religiosa, ou mesmo das relações interpessoais é variável de acordo com a sociedade e o tempo em que esta se desenvolve, mas mesmo assim se busca determinar o que tem de igual nas passagens de tempo e de sociedades para que possamos identificar uma atitude ética. Este é um dos problemas que foram trazidos à tona, mas que ainda não possui solução adequada, apesar de todo o “esforço de teorização no campo da ética se debate com o problema da variação dos costumes”.
Geralmente quando ultrapassamos o limite da nossa consciência, ou seja, do nosso superego, logo nos vem o sentimento de culpa, remorso. É aí que nós começamos a ter o que chamamos de “problema de consciência” ou “consciência pesada”. Cabe à reflexão ética perguntar se o homem pode realmente ser culpado, ou se o que existe é apenas um sentimento de um mal-estar sem fundamento. Explicar universalmente atitudes pessoais é um exercício produzido por diversos filósofos. Muitas das vezes, a criação que recebemos de nossos pais influencia muito na nossa própria moral, por isso encontramos pessoas que possuem um superego muito severo consigo mesmo, porque para essa pessoa qualquer coisa é motivo para repressão, descontentamento.
Quanto à moral religiosa, o livro cita um romance de Dostoievski, onde é possível encontrar um personagem como Ivan, de Os Irmãos Karamazov, afirmando que "se Deus não existe tudo é permitido". Vendo desse ponto de vista a moral religiosa se apoia