334826400132

3686 palavras 15 páginas
Educação como prática da liberdade

Introdução
O livro inicia com a descrição de Francisco C. Weffort, ele descreve de forma breve o objetivo da obra, sua estrutura e conteúdos, bem como fala sobre o autor.
Este livro de Paulo Freire nos mostra a sua visão pedagógica e seu método de ensino. O autor apresenta de forma clara as suas ideias.
Paulo Freire escreve este livro depois da queda do governo Goulart(1964), nos intervalos das prisões e finalizado no exílio(1980) -suas ideias alcançaram projeção em todo o
Brasil.
Este livro exibi uma reflexão sobre a experiência do autor e de seu povo em mais uma etapa da história brasileira.
As ideias de PF nascem como uma das expressões da emergência política das classes populares e, ao mesmo tempo, conduzem a uma reflexão e a uma prática dirigidas sobre o movimento popular daquela época.
A visão da liberdade tem nesta pedagogia como objetivo alcançar com competência e eficácia a participação livre e crítica dos educandos.
Com o método PF, existe respeito à liberdade dos educandos — estes nunca são chamados de analfabetos mas de alfabetizandos.
Cabe ao educador selecionar algumas palavras usadas com frequência pelos educandos, que tenham significado para suas vidas, a partir delas o alfabetizando descobrirá as sílabas, as letras e as dificuldades silábicas específicas de seu idioma, além de que servirão de material inicial para descoberta de novas palavras. São as palavras geradoras.
Segundo esta pedagogia a palavra jamais pode ser vista como um “dado” (como uma doação do educador ao educando) será um tema de debate para todos os participantes do círculo de cultura. As palavras não existem independentemente de sua significação real, de sua referência às situações, a alfabetização e a conscientização jamais se separam, todo aprendizado deve se encontrar fortemente associado à tomada de consciência da situação real vivida pelo educando. Paulo Freire diz com clareza: educação como prática da

Relacionados