SEI LA
O serviço de Cuidados Paliativos (CP) é de fundamental importância dentro de um hospital, sendo um grande paradigma da medicina que está surgindo. É o cuidado ativo total de pacientes cuja doença não corresponde mais ao tratamento curativo, controlando a dor e outros sintomas, problemas de ordem psico-afetiva, social, espiritual e cultural são prioritários, cujo objetivo é proporcionar a melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares.
A definição da OMS explicita também que os Cuidados Paliativos:
Afirmam a vida e encaram o morrer como um processo normal;
Não apressam nem adiam a morte;
Procuram aliviar a dor e outros sintomas desconfortáveis;
Integram os aspectos psicossociais e espirituais nos cuidados do paciente;
Oferecem um sistema de apoio e ajuda aos pacientes para viver tão ativamente quanto possível até a morte;
Disponibilizam um sistema de apoio para ajudar a família a lidar durante a doença do paciente e no processo do luto.
Em quais casos/doenças os cuidados paliativos atualmente são mais bem-vindos?
Eles devem estar presentes principalmente nas doenças crônico-degenerativas, como câncer, Aids, alzheimer, esclerose múltipla, doenças metabólicas, neuromotoras, cardíacas e renais.
O cuidado paliativo não pode ser visto somente no momento do processo de morrer e de morte. É um serviço que precisa estar presente desde o momento da revelação do diagnóstico, do tratamento terapêutico para a cura ou não. É importantíssimo na área hospitalar pois nele atua uma equipe multi-inter-transdisciplinar com troca de informações e de conhecimento em busca da qualidade de vida do ser humano.
Qual a importância da enfermagem para o paciente fora de recursos de cura?
O paciente quando vivencia sua finitude necessita ser cuidado até o final, buscando a qualidade de vida, resgatando sua dignidade e a pessoa humana. A enfermagem nesse processo tem papel extremamente relevante, principalmente por