Fatores
Os recursos naturais: terra arável, depósitos minerais, água, reservas de petróleo e gás, por exemplo – são fatores de produção criados pela ação da natureza e usados para produzir bens e serviços. Alguns economistas referem-se a todos os tipos de recursos naturais simplesmente como terra. Trabalho (ou mão-de-obra): é o esforço humano – físico e mental – usado para produzir bens e serviços. Ele é escasso porque cada dia tem apenas 24 horas, e se gastarmos mais nosso tempo numa atividade como o trabalho, por exemplo, teremos menos tempo para outras atividades, como o lazer.
Capital físico: abrange todos os bens materiais produzidos pelo homem e que são utilizados na produção. O fator capital inclui o conjunto de riquezas acumuladas por uma sociedade, e é com essas riquezas que um país desenvolve suas atividades de produção. Cabe ressaltar que, para haver capital, é fundamental a participação do ser humano, ou seja, não existe o fator capital sem o fator trabalho.
Capital humano: consiste no conhecimento e nas habilidades que um trabalhador adquire por meio da educação e da experiência; o capital humano, assim como o físico, é usado para produzir bens e serviços, embora de maneira diferente. Toda profissão exige capital humano: para ser cirurgião é necessário aprender anatomia e dominar técnicas cirúrgicas: para ser contador é preciso saber as regras da contabilidade e adquirir habilidades para usar um computador,
1
etc. Aumentar o capital humano é uma das razões que leva uma pessoa a concluir um curso de graduação, o que amplia as oportunidades de emprego.
Capacidade empresarial: é o fator de produção que consiste no esforço usado para coordenar a produção e a venda de bens e serviços. Um empreendedor concebe a idéia de produzir um bem ou um serviço e decide de que maneira e executará. Assim, esse empreendedor assume riscos, compromete dinheiro e tempo, sem garantias de lucros, na expectativa de obter sucesso.
Para decidir o