Fator de correção
Grupo 6
Relatório sobre fator de correção e fator térmico
Lavras – MG
2013
INTRODUÇÃO
Neste relatório serão apresentadas as apresentações de fator de correção em comparação com valores teóricos (FC) e a apresentação de fator térmico (FT), onde através do experimento II foi possível calcular o rendimento de cada ingrediente.
Fator de correção:
Considerando que atualmente há uma maior preocupação no sentido de aproveitar ao máximo os alimentos, o conhecimento do fator de correção vem contribuir para o alcance deste objetivo, visto que prevê as perdas inevitáveis sofridas pelos alimentos na fase de pré - preparo dos mesmos (ORNELLAS, 2008).
Para a determinação do fator de correção são necessários dados referentes ao peso bruto (PB) e ao peso líquido (PL). Obtém-se o PB através da pesagem do alimento "in natura", sem sofrer qualquer tipo de perda e o PL após a retirada das partes não comestíveis como aparas, sebo, ossos, cascas, talos, sementes, caroços, etc. Segundo Ornellas (2008), as perdas sofridas pelos alimentos sofrem ação direta de algumas variáveis como o tipo de alimento, qualidade e grau de amadurecimento, técnicas utilizadas no pré-preparo e habilidade do operador.
DESENVOLVIMENTO
1. MATERIAIS E MÉTODOS
A pesquisa foi desenvolvida na aula de Técnica Dietética I do Departamento de Ciência dos Alimentos do curso de nutrição da Faculdade Federal de Lavras, sob supervisão da professora Melissa Guimarães Silveira.
Os ingredientes avaliados foram: Alface, couve e laranja.
Para a alface e couve:
Os alimentos foram pesados em balança mecânica antes do pré-preparo para obtenção do peso bruto e após o pré-preparo, para obtenção do peso líquido. O preparo foi feito por meio de lavagem e permanência de quinze minutos de molho em água e vinagre. O peso foi aferido pelas alunas. O rendimento foi calculado através da comparação dos dados iniciais pelos finais.
Para laranja:
Foi feito primeiramente a lavagem e o corte ao