Fator de correção de potência
Eletricidade
Fator de Potência e sua correção
A energia elétrica consumida em uma instalação industrial é composta basicamente por duas parcelas distintas, que são:
BANCO DE CAPACITORES
Nota: Energia consumida por unidade de tempo chama-se potência.
Potência ativa (W): é a que realmente produz trabalho, isto é, faz os motores e os transformadores funcionarem. Potência reativa (VAr): não realiza trabalho efetivo, mas é necessária e consumida na geração do campo eletromagnético responsável pelo funcionamento de motores, transformadores e geradores.
O que geram as potências ativa e reativa?
Em circuitos puramente resistivos a tensão e a corrente caminham juntas, ou seja, se a tensão for positiva a corrente será positiva e o produto potência será positivo. Análogo, se a tensão for negativa a corrente também será negativa e o produto potência também será positivo. Nesse tipo de instalação toda a potência fornecida será aproveitada denominada potência ativa.
Diagrama do tempo para cargas puramente resistivas (R)
Hoje em dia é praticamente impossível encontrar em uma instalação cargas 100% resistivas, isso porque nas industrias existem motores, transformadores, reatores etc. Nesses tipos de carga dito indutivas, corrente está adiantada em relação à tensão, ou seja, em um determinado momento a tensão será negativa e a corrente positiva, isso nos dará um produto potência negativa.
Correção do fator de potência – Autor: Clodoaldo Silva - Versão: 25Fev2006
Clube da eletrônica
Eletricidade
Diagrama do tempo para cargas resistivas e indutivas (RL)
A composição fasorial destas duas potências ativa (positiva) e reativa (negativa) na Potência aparente ou total, medida em kVAh. Um triângulo retângulo é usado para representar as três potências. Vejamos:
Relações entre as potências cosϕ = P( W ) ÷ S (VA)
senϕ = Q( Var ) ÷ S (VA)
S² = P² + Q²
A relação entre a energia ativa e a energia aparente é o fator de