tecidos
Parte 1 – Raiz
1- Caracterize os tecidos encontrados no córtex e cilindro vascular de uma raiz em crescimento primário.
Na raiz em crescimento primário durante o crescimento primário, o cortéx está se dividindo periclinalmente e anticlinalmente formando o que será futuramente o parênquima cortical e a endoderme que é caracterizada pelas estrias de Caspary, no cilindro vascular identifica-se o periciclo sendo que pode-se ver o metaxilema com vacúolos grandes ainda, protofloema diferenciado e protoxilema localizado junto ao periciclo com paredes secundarias.
2- O que significa dizer estádio secundário de crescimento da raiz, e em que plantas ocorrem?
É uma raiz que sofreu crescimento secundário. Ocorre principalmente em gimnospermas e dicotiledôneas.
3- Qual a função e localização das células de passagem?
Em raízes que não apresentam crescimento secundário existem as células de passagem, são células da endoderme opostas aos pólos de xilema e que retem as estrias de Caspary não sofrendo espessamento adicional sendo nelas que ocorre a passagem de nutrientes do parênquima cortical para o xilema e de floema para o resto da raiz.
4- Qual a função da endoderme e periciclo?
Endoderme- Desviar o fluxo de solutos de apoplasto para simplasto que permitirá a entrada dos solutos nas células do córtex ou do cilindro vascular.
Periciclo- Irá formar o câmbio vascular no crescimento secundário de dicotiledôneas e forma as raízes laterais no crescimento primário e secundário.
5- O que são estrias de Caspary?
Fibras na parede primária das células da endoderme impregnadas com suberina são impermeáveis à agua e aos íons impedindo assim o apoplasto na região da endoderme.
6- Como ocorre a diferenciação no sistema de condução da raiz?
7- Que grupo tem raiz poliarca? Justifique.
Monocotiledoneas tem raiz poliarca. Mono tem sistema vascular difuso por isso que se organiza em muitos grupos na raiz.
8-