Resenha individual: “palavras: a ferramenta do executivo”
Resenha individual: “Palavras: a ferramenta do executivo”
29/02/12
Aluno
Paulo Shigueru Ishikawa
PALAVRAS: A FERRAMENTA DO EXECUTIVO
O indíviduo na organização – Dimensões esquecidas
Volume I
Jean-François Chanlat
3ª Edição 2011
Editora Atlas
A fala, através de palavras, representa o maior instrumento envolvido no desempenho da função do executivo e na obtenção de resultados.
Nem sempre a gestão do uso da palavra é de conhecimento do executivo, sendo fonte de tensões psíquicas que originam grande variedade de sentimentos.
O administrador deve conhecer as implicações do uso da palavra, o seu significado para o ser humano, restrições e regras que devem ser aplicadas e possibilidades que oferece para melhor lidar com as relações humanas.
Para melhor desempenho do executivo é necessário identificar as forças que dificultam ou facilitam a qualidade dos intercâmbios no ambiente de trabalho e evidenciar as qualidades humanas e habilidades a serem desenvolvidas para que esteja em condições de interagir.
As Implicações da Fala
Talvez a fala seja o atributo mais importante que distingue o gênero humano.
A capacidade de estabelecer uma relação de significação entre a realidade concreta e abstrata através da linguagem possibilita o pensamento e dessa possibilidade permite ao homem o domínio e transformação do universo.
As interações humanas no curso da vida e através da fala constroem progressivamente e continuamente a identidade de cada um.
Portanto qualquer encontro, pessoal ou profissional, pode influenciar a construção da identidade do individuo.
O uso da língua como sistema de signos na criação do sentido: Limitações e Possibilidades
A língua pode ser considerada um sistema de signos distintos onde os elementos terão significado quando tomados em conjunto e dentro de um contexto. Possui um encadeamento e fluência linear o que implica em temporalidade na reflexão do pensamento e criação de sentido e sua expressão.