Fast Fashion
Veja 5 cuidados ao trabalhar com "fast fashion"
1
Conheça o público-alvo
Saber quais são as preferências e o perfil comportamental dos clientes ajuda a identificar produtos com potencial maior de aceitação.
2
Fique atento às novidades
Consultar revistas e blogs podem ser úteis para identificar tendências de consumo e novas modas.
3
Compre em menor escala
Repor o estoque em quantidades menores de acordo com a demanda ajuda a evitar excesso de mercadorias.
4
Observe as vendas
As vendas vão indicar a quantidade de itens que o empreendedor deve comprar para seu estoque. Se elas estiverem baixas, é sinal de que o produto está em declínio.
5
Faça promoções
Se uma mercadoria sofreu queda brusca nas vendas em relação ao período anterior, é hora de queimar o estoque para não ficar no prejuízo.
No conceito de "fast fashion", todas as etapas acontecem rapidamente e o empresário que não se preparar pode sofrer com mercadorias "encalhadas" nas prateleiras.
Uma dica para evitar o "encalhe" é repor o estoque mais vezes em menores quantidades. É mais seguro do que comprar tudo de uma vez em grande escala. "Se o estoque ficou grande demais, houve um erro de planejamento", declara Carrer.
Segundo o consultor do Sebrae-SP, é preciso conhecer bem o perfil de consumo do público-alvo para oferecer um produto que agrade. Aliado a isso, o empreendedor deve buscar informações sobre tendências de mercado em outros canais.
"Fique atento às novidades por meio de revistas e blogs para saber o que está acontecendo na moda e acompanhar possíveis mudanças de gosto do público", diz.
Promoções evitam prejuízos na fase de queda nas vendas
Para o professor do curso de administração da ESPM José Eduardo Amato Balian, vestidos, sapatos e