fase inicial
A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização, Não se ensina ou não se aprende simplesmente a ler e escrever aprende-se uma forma de linguagem, uma forma ade interação, uma atividade, um trabalho simbólico. Em outras palavras, o processo de elaboração mental da criança na construção do conhecimento sobre a escrita, que primeiramente passa pela linguagem falada. A alfabetização não significa apenas a aprendizagem da escrita das letras, palavras e frases. Quando em sala de aula permite que as crianças façam grupos, se relacionem para elas é muito mais fácil à alfabetização.
Palavras-chaves: A alfabetização, metodologia, práticas pedagógicas.
Introdução A alfabetização tem sido um grande desafio a ser enfrentado pelo professor alfabetizador e para quem trabalha na direção da educação de qualidade em nossas escolas.
Hoje uma grande quantidade de alunos tem demonstrado muita deficiência no desenvolvimento, de aprender as letras, ao prestar atenção nas histórias contadas pela professora.
As crianças na alfabetização necessitam do professor alfabetizador experiente e competente, que venha contribuir para a prática de um ensino interativo, criativo e muito bem planejado. O professor com posse de conhecimento e conteúdos necessários ele tem que buscar a incentivar cada aluno na sua fase inicial, pois é o professor que contribui na formação de seres humanos capazes de gerar a construção dos saberes do futuro, a partir de suas reflexões e as ações da realidade que os cercam. Uma criança terá a melhor aprendizagem também nos meios e relações em que convive. É tarefa do professor como mediador do conhecimento refletir sobre a metodologia ideal que leva as crianças a compreenderem e aprenderem o funcionamento da língua e saber utilizá-la cada vez melhor no seu dia a dia, quem está se preparando e pretende assumir o processo da alfabetização tem que estar muito bem preparado, é fundamental que não deixe de ser sensível,