A criança na fase inicial da escrita
Falar sobre o que é a “escrita”, parece simples, mas na realidade esta, como muitas das invenções do gênio humano, pode ser considerada como o aprimoramento de algo que já era anteriormente conhecido. Infelizmente não conhecemos o nome de nenhum dos autores das reformas mais importantes na história da escrita, seus nomes como de tantos outros homens, responsáveis por melhorias essenciais da vida humana perderam-se para sempre no anonimato da Antiguidade.
A escrita é considerada um marco de passagem da pré-história para a história, pois é a partir do registro escrito que se recompõe a forma de vida de um povo em uma determinada época. O homem através dos tempos vem buscando comunicar-se com gestos, expressões e com a fala. A escrita tem origem no momento em que o homem aprende a comunicar seus pensamentos e sentimentos por meio de signos. Signos que sejam compreensíveis por outros homens que possuem ideias sobre esse sistema de comunicação.
Podemos dizer que a pintura foi um antecedente da escrita. A pintura era inicialmente dirigida por um impulso estético. À medida que os desenhos passam a transmitir, a comunicar fatos e ideias, os aspectos artísticos deixam de serem os mais relevantes. A pintura, os desenhos passam a ser utilizados como símbolos, como auxílio para identificar uma pessoa ou objeto. O homem passa a fazer registros para a posteridade usando símbolos semelhantes aos usados por outros homens, empregados com o auxílio da memória. Deindividual, o símbolo adquire característica social, e isto constitui fator fundamental para o desenvolvimento da escrita. A escrita inicia-se na Suméria por volta de 3.100 a.C. Esse país existia onde existe hoje o Irã e o Iraque, numa região chamada Mesopotâmia, entre os rios Tigres e Eufrates. A história da escrita têm três fases distintas: apictórica, a ideográfica e a alfabética. A fase pictórica é caracterizada pela escrita através de desenhos ou pictogramas,