Fase esquemática
Centro de Competências de Ciências Sociais
Licenciatura em Educação Básica, 2º ano
Expressão Plástica I - 2013 / 2014/ 1º Semestre
Docente: José Manuel Gomes
Fase Esquemática do Desenho Infantil
Trabalho realizado:
Fabiana Teixeira
Maria Filomena Viveiros
Mariana Gonçalves
Rubina França
Funchal, 2 de Dezembro de 2013
Índice
Introdução……………………………………………………………….……….Página 3
Fase Esquemática……………………………………………………....….Página 4, 5 e 6
Caracterização dos desenhos………………….…...Página 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15
Conclusão……………………………………………………………….……...Página 16
Bibliografia e Referências Web gráficas…...……...…………………….……...Página 17
Introdução
“A página em branco sobre a qual se executará o desenho serve como fundo sobre a qual a criança pode esboçar a sua compreensão do seu mundo interno, os seus traços e atitudes, das suas características comportamentais, fraquezas e forças da sua personalidade.”
Tardelli, 1997
No âmbito da unidade curricular de Expressão Plástica I, foi-nos proposto pelo professor José Manuel Gomes realizar um trabalho sobre as diversas fases do desenho infantil. Posto isto, coube-nos abordar a fase esquemática.
Pensamos que a realização deste trabalho será, com certeza, uma mais-valia para a nossa futura profissão, uma vez que nos permite compreender, interpretar e avaliar as crianças através dos seus desenhos. No entanto, é claro que será crucial para ocasiões futuras no campo profissional.
Porquê do desenho?
O desenho infantil transmite uma mensagem, permitindo à criança comunicar e expressar os seus conhecimentos e experiências, demonstrando o meio que a envolve. A criança deve sentir prazer ao desenhar, daí não exigirmos que esta desenhe se não sentir necessidade. Devemos deixá-la usar livremente a sua imaginação. Ao desenhar, esta revela sentimentos e pensamentos, como um espelho, uma imagem representativa dela própria. Segundo