Pedagogia
INTRODUÇÃO FASE DA GARATUJA DESCONTROLADA (0 A 2
ANOS) FASE DA GARATUJA CONTROLADA ( 2 A 4 ANOS ) FASE PRÉ-ESQUEMÁTICA (4 A 7 ANOS) FASE ESQUEMÁTICA (7 A 9 ANOS) FASE DO REALISMO ( 9 A 12 ANOS) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O grafismo infantil não é um conjunto de rabiscos, ou desenhos
desprovidos de significados, mas sim uma representação simbólica que a criança manifesta da sua visão do mundo enquanto inserida num determinado contexto sócio-cultural e num determinado nível de desenvolvimento. Isso significa que desenhar é uma atividade inteligente, pois o individuo se apropria das informações existentes em seu ambiente físico e social e constroi conhecimentos sobre elas de maneira pessoal expressando-os através do grafismo. Arte é apropriação livre de pensamento social crítico, cuja consciência deve ser a forma do processo, e que está em toda parte. (MAFFESOLLI) A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano. (J. PIAGET) A expressão verbal e o desenho interagem como linguagens recriando as significações das figuras por meio de um jogo entre real e imagianário. (DERDYK)
FASE DA GARATUJA DESCONTROLADA (0 A 2 ANOS)
Nesta fase a criança não tem
habilidades adquirida, percebe o meio com subjetividades. Os movimentos são desordenados e incontrolados, mas proporciona prazer à criança.
YASMIM 2 ANOS
FASE DA GARATUJA DESCONTROLADA (0 A 2 ANOS)
KAUAN 1 ANO E 2 MESES
LUIS OTAVIO 1 ANO E 6 MESES
FASE DA GARATUJA CONTROLADA (2 A 4 ANOS)
Nesta fase a criança
demonstra com nitidez está em um processo acelerado de aperfeiçoamento dos traçados, das formas circulares e eles informam ter adquirido, um maior controle sobre os movimentos da mão, elas começam a “dar nome” ao seu desenho, à dizer quais objetos seu desenho busca representar.
CARLOS HENRIQUE 3 ANOS
FASE DA GARATUJA CONTROLADA (2 A 4 ANOS)
CAROLINE 4 ANOS
EMANUELE 3 ANOS E 8 MESES
FASE