Fase de execução do Processo de Enfermagem
A fase de execução requer um conjunto de competências que são utilizadas nos cuidados de enfermagem. Competências Cognitivas, Competências Interpessoais e Competências Técnicas.
Competências Cognitivas: incluem a resolução de problemas, a tomada de decisão, o pensamento crítico e a inovação; (ex. ponderação acerca do 1ºlevante de um utente após uma cirurgia – requer o uso de pensamento crítico, tomada de decisão e resolução de problemas); a criatividade emprega-se ao usar abordagens inovadoras para implementar os cuidados de enfermagem;
Competências Interpessoais: incluem a comunicação verbal, comunicação não-verbal, ensino, aconselhamento e orientação dos cuidados – são cruciais para a execução bem sucedida dos cuidados de enfermagem. Grande impacto na perceção do utente face à qualidade dos cuidados de enfermagem (+ visíveis, + facilmente avaliadas e criticadas). A capacidade de ensino ou aconselhar os utentes e interagir com os outros melhora com a prática.
Competências Técnicas ou Psicomotoras – Incluem estratégias e técnicas profissionais, nomeadamente, preparação e ajuste de equipamento; preparação e distribuição de medicação; fazer camas e mudar pensos. Quando um enfermeiro se sente confortável com as tarefas técnicas ou psicomotoras, é mais fácil centrar-se na comunicação com o utente (competências interpessoais). Tanto as competências cognitivas como as interpessoais são necessárias durante a execução das competências técnicas.
Responsabilidades na Execução (diap. 3)
Os cuidados de Enfermagem são implementados para ajudar as pessoas a atingir os resultados esperados, estabelecidos no plano de cuidados.
O uso de estratégias visa a prevenção da doença ou o desvio de saúde através da promoção do bem-estar, o restabelecimento da função e facilitando a adaptação face ao desvio de saúde.
Execução é orientada para a ação.
Principais responsabilidades na execução dos Cuidados de Enfermagem (diap.