Enfermagem
Introdução
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ocorre desde Florence Nightingale, quando, ao participar como voluntária na Guerra da Criméia, conseguiu reduzir a mortalidade local de 40% para 2%.
As ações dos profissionais de enfermagem devem fundamentar-se nos valores da profissão e no Código de Ética, assegurando a promoção, proteção, recuperação e reabilitação das pessoas, respeitando os preceitos éticos e legais.
A regularização da prática de enfermagem no Brasil (1.986) com a Lei número 7.498 sobre o exercício da enfermagem estabelecida pelo Conselho Federal de Enfermagem.
A implementação da SAE nas instituições de saúde foi exigida apenas no ano de 2002, com a Resolução COFEN n. 272/2002, a qual foi atualizada pela Resolução COFEN n. 358/2009, descrevendo cinco fases: histórico, diagnóstico, plano de cuidados, implementação e avaliação de enfermagem.
Destaca-se nessa resolução, no artigo 3º e 4º, que a SAE “deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados”.
RESOLUÇÃO COFEN-358/2009:
Dispõe sobre a SAE e a implementação em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
CONSIDERANDO que a SAE organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem.
Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em 5 etapas inter-relacionadas:
Histórico de Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Planejamento de Enfermagem
Implementação
Avaliação de Enfermagem
Art. 6º A execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente, envolvendo as 5 etapas do processo.
Histórico de Enfermagem: coleta de dados e avaliação física
História
No decorrer da história humana o