Fissura no Concreto
PRINCIPAIS CAUSAS
E COMO PREVENIR
COMITÊ GO 12.211 – FISSURAÇÂO DO CONCRETO
Coordenador: José Dafico Alves
Membro: Luciano Martin Teixeira
INTRODUCÃO
As fissuras são eventos importantes do concreto. Por esta razão, não devem ser ignoradas porque não tem como evitalas, mesmo que tomadas todas as medidas preventivas. Porque devemos preocupar com as fissuras no concreto?
A resposta nos parece muito obvia porque quando se estuda tecnologia do concreto, especialmente o item das patologias, as fissuras têm uma participação importante porque elas se constituem veículo condutor de vários agentes agressivos ao concreto. Como ocorrem as fissuras?
As fissuras acorrem quando as deformações sofridas pelo concreto superam as deformações críticas.
O que provoca as deformações no concreto?
As deformações no concreto são de origem interna (intrínseca) e de origem externa. Deformações de origem interna
Existem vários causas para provocar a deformação intrínseca do concreto. Por estas razões, vamos discutir, de forma objetiva e clara, cada uma destas causas principais. Retração
A retração do concreto no estado plástico é da ordem de 1% do volume absoluto de cimento. É motivada pela umidade relativa, temperatura e velocidade do vento.
Recomendase proteção da superfície do concreto para impedir a perda da água na superfície. Esta perda não dever ser superior á 1kg/m²/hora.
Retração autógena
É a retração provocada pela perda da água dos poros do concreto. A retração autógena cresce com a temperatura, finura do cimento e alto teor de C3A.
Expansão
Existem certas alterações químicas do cimento que poderá contribuir para expansão da pasta. A estimativa do volume final do cimento pode ser feita entre a densidade do cimento seco e do cimento hidratado. Brunauer (1),