O Globo
Questão 01 - Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?
R: As organizações Globo são constituídas por um grupo integrado de várias empresas que atuam em diferentes setores. As atividades da organização são separadas em divisões independentes, compostas por várias empresas. Por meio deste modelo estrutural é possível uma melhor departamentalização e a divisão de suas atividades, facilitando assim, a coordenação por parte da administração, uma vez que o controle de uma estrutura deste porte é difícil, e facilmente, poderia tornar-se altamente burocratizado caso o processo decisório ficasse centralizado nas mãos de uma única pessoa.
Questão 02 – Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.
R: O novo modelo estrutural foi adotado visando uma melhoria na coordenação das atividades e no desenvolvimento das mesmas.
Critério de departamentalização: Por produto; achatamento vertical da estrutura; maior controle dos processos organizacionais.
Departamentalização: Organograma funcional e divisional.
Questão 03 - Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo?
R: Dentre as principais variáveis contingenciais que influenciaram a estrutura do Grupo Globo, destacamos no ambiente interno o tamanho da organização, sua dificuldade no controle da organização por sua dimensão, paralisação dos processos decisórios por causa da sua hierarquização, o "inchaço" do corpo administrativo, assim como os erros cometidos pelo mesmo.
Já ambiente externo, podemos destacar como principal variável as mudanças que ocorreram no setor de mídia e comunicação, como o desenvolvimento e evolução de novos meios de acesso a informação e principalmente a difusão da internet.
Questão 04 – Qual é o grau