globo
2) A departamentalização ocorreu devido ao tamanho do conglomerado, centralizar muito o poder aumentaria a burocracia. Para o agrupamento do negócio, o critério é o da independência com metas a serem atingidas e quando não, reestruturações são efetuadas. Os departamentos foram divididos em impressos, visual e social.
3) No ambiente interno, podemos destacar o tamanho da organização, dificuldade no controle da organização pela sua dimensão, a demora dos processos decisórios por causa da sua hierarquização, o volume do corpo administrativo, assim como os erros cometidos por ele. No ambiente externo, destacam-se as mudanças que ocorreram no setor de mídia e comunicação, como o desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e principalmente a difusão da internet.
4) No caso das Organizações Globo, os fatores que foram fundamentais para que a empresa se tornasse descentralizada são: histórico do crescimento da organização e diversidade dos produtos e serviços oferecidos. No caso da reestruturação, foram delegados poderes amplos para que Henri Philippe Reichstul promovesse as modificações na estrutura da organização.
5) Na década de 1990, com o objetivo de crescer, o grupo se endividou e como não contava com o advento de outras mídias, ocorreu prejuízos em todos os setores; A Editora Globo desde 1986 nunca fechou um ano com lucro; Na rede Globo de TV havia um número exagerado de funcionários, mordomias excessivas, salários irreais e alguns departamentos inchados;
6) O plano de reestruturação da Globo teve como objetivo diminuir as dividas com