Avé Marias- Cesário Verde
Verde
José Joaquim Cesário Verde, poeta português, nasceu em Lisboa, a 25 de
Fevereiro de 1855 e faleceu em Lumiar, no dia 19 de Julho de 1886.
Filho do lavrador e comerciante José Anastácio Verde e de Maria da
Piedade dos Santos Verde, matriculou-se no Curso Superior de Letras em
1873, onde frequentou, durante apenas alguns meses, o curso de Letras.
Ali conheceu Silva Pinto, grande amigo pelo resto da vida.
Dividia-se entre a produção de poesias (publicadas em jornais) e as actividades de comerciante, herdadas do pai.
Em 1877 sentiu os primeiros sinais de tuberculose, doença que já lhe tirara o irmão e a irmã. Estas mesmas mortes serviram de inspiração a um de seus principais poemas, Nós de 1884.
A 19 de Julho de 1886 faleceu da doença contra a qual tinha vindo a lutar e, no ano seguinte, Silva Pinto organizou uma compilação da sua poesia, intitulado de O Livro de Cesário Verde , só disponível ao público em 1901.
De poesia delicada, Cesário empregou técnicas impressionistas, com extrema sensibilidade ao retratar a Cidade e o Campo, os seus cenários preferidos. Evitou o lirismo tradicional, expressando-se de forma mais natural possível.
Características da Poesia de Cesário Verde
Fig – O Livro de Cesário Verde
A Nível Temático
Relato do quotidiano - "pintor" de ambientes; o deambulismo origina a união entre as impressões transmitidas pelo real exterior e as reflexões do poeta;
Oposição cidade/campo - a cidade é conotada como a doença e como a morte; o campo aparece como um espaço de energia e de força vital (mito do Ateu), como fonte de vida e de refúgio;
Crítica social - denúncia da oposição entre a vida egoísta daqueles que são social e economicamente favorecidos e a miséria que condena os pobres.
Questão Social
O poeta coloca-se ao lado dos desfavorecidos, dos injustiçados, dos marginalizados e admira a força física, a pujança do povo trabalhador.
O poeta interessa-se pelo conflito