avaliação em enfermagem
Sistematização da Assistência de Enfermagem: Avaliação da Assisteência de Enfermagem.
Alunas: Anyara Veloso Chaves Pessoa
Laís Sara Conserva Chagas
Maria Layanny Sousa dos Santos
Priscila Aguiar Gomes de Araújo
JOÃO PESSOA- PB
2014
Introdução
Tanto na prática quanto na educação, os especialistas concordam que a aplicação do processo de enfermagem proporciona os fundamentos para as habilidades de pensamento crítico necessárias ao exercício de uma maneira segura e eficiente.
O processo e enfermagem é um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem. Após a escolha da teoria de enfermagem, torna-se necessária a utilização de um método científico para que os conceitos da teoria sejam aplicados e implantados na prática
O processo de enfermagem foi introduzido no Brasil por Wanda de Aguiar Horta, nos anos 70. Desde então foi implementado em diversas instituições com maior ou menor sucesso. Algumas dessas instituições desenvolveram e inovaram a proposta original e hoje temos alguns grupos de profissionais que relatam experiências já sedimentadas e validadas.
A adequação e eficiência das intervenções do enfermeiros dependem nestas instituições da aprorpiada utilização do processo de enfermagem, o qual se constitui de cinco componetes dinâmicos: levantamento de dados, diagnóstico, prescriçãoão, implementação e evolução.
Levantamento de dados
É o primeiro componente do processo e consiste na coleta de dados deliberada e sistematizada, com o objetivo de delinear o perfil do estado de saúde, das suas funções e dos comportamentos relacionados à saúde de um cliente, da família ou de uma comunidade.
Os dados são geralmente são obtidos por meio de históricos auto-aplicados o formulários aplicados por meio da entrevista; do exame físico; da revisão de prontuários e da colaboração de profissionais.
Diagnóstico
Esta etapa exige do enfermeiro uma capacidade de