Fase colonial
Curso: Pedagogia
1º Ano 2º Semestre
Turno: Matutino
Professora: Silene Claro
SÃO PAULO
2012
Período Colonial
No período colonial, somente os burgueses tinham direito a Educação. Neste período os Jesuítas vieram para o Brasil e começaram a catequizar os índios. Como os índios não sabiam ler e escrever, eles foram alfabetizados pelo padre José de Anchita e então inserido no catolicismo. Os índios catequizados eram iniciados em uma cultura do cristianismo aonde eram convertidos, mudando totalmente a sua vida dentro dos três sacramentos: batismo, confirmação e eucaristia.
Fatos importantes para a educação atual ocorreram no período colonial, por exemplo, a arte como método de ensino. A falta de oportunidade que ocorreu nesse período colonial acontece na sociedade contemporânea. A catequese e os ensinamentos da igreja católica permanecem até os dias de hoje.
A educação no período imperial de 1822 a 1889
A modernização da sociedade na época do Império era uma exigência pela mudança de estagio, que de rural –agrícola passa para urbano- comercial.
A organização é criticada devido às deficiências nela encontrada.
Um grupo de intelectuais tinham como modelo o ensino alemão por considerarem um modelo a ser seguido por sintetizar a formula certa das realizações das tese pedagógicas.
Porem essas idéias não foram concretizadas no Brasil.
Em 19 de Abril de 1879 e decretada a Reforma Leôncio de Carvalho onde alguns de seus princípios ficam dependendo da aprovação do legislativo sendo que esta aprovação não chega a ocorrer.
Leôncio entendia que tinha muito que fazer pela educação. Entre suas idéias estavam:
Liberdade de ensino, ou seja, possibilitar que todos se sentissem capazes de expor suas idéias.
O exercício do magistério era incompatível com o de cargos públicos e administrativos.
Liberdade de frequência, oferecer ao aluno a possibilidade de escolher as matérias e o tempo para cumpri-las.
Liberdade de credo