Projeto físico e lógico da rede para a empresa collection
PowerShell, Files
01. Em nosso servidor localize o PowerShell, clique em: Start no campo de Search digite: powershell, podemos ver o Windows PowerShell localizado ou podemos clicar no ícone na Task Bar.
02. No PowerShell podemos listar os arquivos utilizando o comando: dir (antigo desde o MSDOS), o comando: ls (utilizando nas Plataformas Unix e GNU/Linux), todos são Alias (apelidos) para o comando Get-ChildItem, executando o comando, em nosso exemplo, no direito c:\pti.intra\backup podemos ver os arquivos e pastas desse diretório.
03. Para listarmos também o conteúdo dentro das pastas e subpastas, podemos utilizar a opção: -Recurse, executando o comando: Get-ChildItem –Recurse | more <Enter>, vimos o conteúdo de todas as pastas/subpastas com a opção more, pausamos a tela para facilitarmos a leitura.
04. Criamos um diretório chamando: c:\pti.intra\ps, dentro criamos dois arquivos, um chamando: CleanBkp.cmd (iremos falar dele mais adiante) e o script em PowerShell, chamando: CleanBkp.ps1.
05. Editando o script CleanBkp.ps1, em nosso exemplo utilizando o software: Notepad++, foi criado uma variável chamada: $Date, utilizamos o comandos: Get-Date (pegar a data atual) concatenado com o comando New-TimeSpan –day 5, aqui estamos declarando a quantidade de dias que queremos manter de arquivos em nosso servidor. Declaramos também a variável SDir, onde e o caminho logico do direito onde está os arquivos a serem deletados.
Clique aqui para baixar o exemplo do Script.
06. Para executarmos o script no PowerShell, no direito onde ele se encontra, em nosso exemplo: c:\pti.intra\ps, digite: .\cleanbkp.ps1 <Enter>, nesse exemplo o seguinte erro aconteceu, devido ao fato que por padrão o PowerShell não permite execução de script.
07. Para liberar a execução de script, digite o comando: Get-ExecutionPolicy , podemos que está setado a opção: Restricted,