Tutorial premiere pro
Este trabalho visa a familiarização com programas de edição de vídeo. O objetivo é aprender a construir um título multimédia com áudio, imagens e vídeo utilizando uma ferramenta semi-profissional de pós-produção de vídeo. São abordados os aspetos mais relevantes na produção de um filme incluindo as transições e efeitos mais utilizados.
A ferramenta utilizada neste tutorial é o Adobe Premiere Pro.
1 Ambiente de trabalho
1.1 Principais painéis da Interface do Adobe Premiere Pro e funcionalidades mais importantes
Um novo projeto tem as seguintes janelas abertas por padrão:
Janela Project
Essa janela permite importar, organizar e armazenar referências aos conteúdos que podem ser videoclipes, arquivos de áudio, imagens gráficas, imagens estáticas ou sequências. Ela lista todos os conteúdos que são importados para um projeto, mesmo que não sejam necessário utilizar cada conteúdo importado. Utilize-se bibliotecas ou pastas para organizar os conteúdos.
Janela Monitor Essa janela inclui a visualização Source no lado esquerdo e a visualização Program no lado direito. Utiliza-se a visualização Source para rever editar e aparar um Videoclipe individual bruto (uma filmagem original), e a visualização Program para ver o estado atual do programa de vídeo editado na linha de tempo, ou seja, o progresso do projeto.
Janela Timeline Essa janela fornece uma visualização esquemática do programa, incluindo todas as trilhas de vídeo, áudio e sobrepostas. As alterações que se fazem aparecem na visualização Program. È nesta janela que se fazem a maioria das edições reais. Cria-se sequências (termo da Adobe para segmentos de vídeos editados ou projetos inteiros) na Timeline (linha de tempo). Uma grande vantagem das sequências é que pode-se aninha-las (posicionar sequencias dentro de outras sequencias) e com isso pode-se dividir uma produção em partes gerenciáveis.
Janela Audio Mixer Essa janela atua como uma