FASB
De acordo com o desenvolvimento do mercado de capitais internacional, houve um crescimento dos investimentos diretos com estrangeiros formando blocos econômicos. Criando assim uma necessidade de se ter um conjunto de normas contábeis internacionais que compare informações entre companhias de um mesmo grupo ou de grupos empresariais diferentes. Mostrando assim, um processo de harmonização internacional da contabilidade.
O crescimento dos investimentos diretos com estrangeiros e a formação de blocos econômicos trouxeram a necessidade de se ter um conjunto de padrões contábeis internacionais, viabilizando assim o processo de comparação de informações entre companhias de um mesmo grupo ou de grupos empresariais distintos. Essa informação além de interessar ao grupo econômico que realizou a operação irá interessar também aos usuários da informação que estão domiciliados em diferentes países em relação ao empreendimento que divulga essas informações, facilitando assim o mercado internacional.
As normas contábeis internacionais foram criadas para que qualquer um que queira negociar além das fronteiras nacionais e internacionais, onde as informações contábeis por variar de um país para outro, de acordo com os princípios de contabilidade que os governam. Essas diferenças podem ser em cultura, práticas empresariais, sistemas políticos, inflação, tributação e os riscos empresariais deve ser considerado no processo decisório de onde e como negociar e investir. Mas, as demonstrações contábeis e outras formas de evidenciação são impossíveis de entender sem uma consciência dos princípios contábeis nacionais e internacionais e sem um conhecimento solido da cultura do negocio.
A criação do MERCOSUL e União Européia – EU exige uma economia mais aberta e a prática de livre comercio entre os países que formam esses blocos, podendo ser vista e entendida do ponto de vista econômico, limitada à ação das empresas e