Fasb
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
FASB – Financial Accounting Standards Board
(Trabalho para AV1)
Rio de Janeiro
2012
APRESENTAÇÃO:
Este trabalho destina-se a apresentar, resumidamente, parte da história, conceitos e importância do FASB (Financial Accounting Standards Board) no desenvolvimento da padronização das normas de contabilidade financeira e da apresentação de relatórios financeiros em função da globalização dos mercados, a fim de aumentar a comparabilidade internacional.
Neste relato, esperamos demonstrar os objetivos e destacar como duas das principais normas definidas pelo FASB, o SFAS52 e o SFAS133 são utilizadas e explicar a necessidade da elaboração de demonstrações contábeis convertidas em moeda estrangeira.
FASB - HISTÓRIA E ANTECEDENTES
Em meados dos anos 1930, tanto a comunidade financeira como o governo federal americano perceberam à necessidade óbvia da criação de normas contábeis uniformes, especialmente para as demonstrações financeiras das empresas de capital aberto. O Accounting International Certified Public Accountants (AICPA - Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados) apresentou orientações preliminares nas auditorias em conjunto publicados de contas corporativas de 1934. O Securities and Exchange Commission (SEC – corresponde a Comissão de Valores Imobiliários) foi criado nesta mesma época, sendo um órgão autorizado e tendo, entre outras funções, o estabelecimento de normas para a elaboração de relatórios financeiros. Em 1938, no entanto, a SEC votou a fim de abrir mão dessa prerrogativa e permitiu que o setor privado pudesse regular a sua prática contábil, política que a comissão tem mantido até hoje.
O AICPA assumiu o papel de normalização da contabilidade financeira em 1939. Em 1971, uma comissão especial do AICPA sugeriu que a Financial Accounting Foundation (FAF) outorgasse a função de definição de padrões a um organismo autônomo. Assim, em 1973, foi criado o Financial