composição corporal
Palavra Chave: Atividade Física, Exercicio, massa corporal, crescimento, desenvolvimento, tecido muscular,massa óssea, circunferência.
Key words: Physical Activity, Exercise. Prevention, body mass, growth, development, muscle tissue, bone mass, circumference.
SÃO CAETANO DO SUL
2014
Introdução
Pensadores da época como Empédocles, Sócrates e Hipócrates, se preocupavam com o corpo, e a classificaram de diversas formas como seria o corpo ideal. Empédocles (490 a 430 a.C.) relacionava o homem como um cosmos e o dividia como alguns elementos : a parte solida como terra, a liquida como a agua e a alma como fogo Fraile (1976 apud MICHELS, 2000).
Já Sócrates comentou: É uma desgraça que uma pessoa cresça ignorando a atividade física sem saber o que poderia chegar um corpo vigoroso e bem formado Touraglou ( 1988 apud MICHELS, 2000).
Hipócrates (460 A 365 a.C.), fazia a classificação através da base morfológica, que identifica por sua vez correlações patológicas, e divide os indivíduos em: tísicos (delgados de predomínio de eixo longitudinal, cor pálida e introvertidos) e apopléticos (musculosos com predomínio de eixo transversal, de cor vermelha e extrovertidos). Também ensaiou estudos da composição corporal baseadas nos estudos de Empédocles acreditando que o ser humano era formado por quatro elementos, flema, sangue, bílis amarela e atrabílis. Até os dias atuais seu conceito e desenvolvimento são entoados em termos de saúde Souza (1982 apud MICHELS, 2000).
Segundo Heyward e Stolarczyl (2000) citado por Souza et al. (2002) a curiosidade sobre medir a quantidade dos diferentes componentes do corpo humano começou no inicio do século XIX e aumentou no final do século XX, devido o aumento de gordura corporal e a chance de obter doenças relacionadas à obesidade.
Conforme Matieka (1921) citado por Costa