Fartlek
Princípios científicos do treinamento
Prof.° Dr.° Henrique Luiz Monteiro
“Método de treino “Fartlek” – Fora e dentro das piscinas”
CONCEITUAL:
O método de fartlek fora criado pelo técnico sueco Gösta Holmér na década de 30. E e conhecido assim pois nasceu da junção das palavras suecas “fartlöpning", que significa correr, e "lek", tradução em brincar. Esse método tem seus fortes no caráter informal quanto ao planejamento e passividade de inúmeras modulações, o que confere grandes componentes dinâmicos e motivacionais ao estilo de treino.
Evidente que todo atleta precisa que seu treino abarque principalmente os exercícios que lhe vão trazer melhora nas capacidades e habilidades exigidas, e somente as exigidas. Tudo bem, outro fato irrefutável é que além de grande resistência muscular, todo corredor de fundo e meio fundo deve ter capacidades de “sprintar” a qualquer momento durante a prova, exercer forças muito maiores nas subidas e terrenos menos sólidos para suportar o esforço utilizando do metabolismo anaeróbio. E assim com os nadadores, remadores, ciclistas e etc. que compõe essa categoria de atletas de endurance.
Ou seja, esse tipo de treinamento é uma necessidade para esses atletas, tanto amadores como profissionais. O treinamento intervalado sim é também uma alternativa com as mesmas finalidades, todavia seu sistema é regido por uma conduta diferente e que necessita de testes específicos e preditivos para a coleta de dados e posterior montagem do treino dentro das zonas “alvo” e permitindo os descansos parciais ideais segundo a resposta metabólica do sujeito.
ESTILOS DE FARTLEK:
Como veremos os intervalos de cargas dentro do fartlek são interessantes quanto ao motivacional pois baseiam-se na resposta perceptiva e subjetiva do atleta. Veremos alguns estilos a seguir:
1º Fartlek original: Nele, o corredor define as distâncias e o ritmo de corrida de acordo com sua disposição no momento. Deve ser realizado com variação