10km para iniciantes
O nível de aptidão, portanto, é determinante para a PROGRAMAÇÃO da quantidade de treinos de velocidade que serão feitos na semana e qual o método que será utilizado. Para o nosso propósito, de um modo geral, podemos classificar os corredores em três níveis, conforme o resultado competitivo nos 10 km:
NÍVEL 1: tempo acima de 45 minutos
NÍVEL 2: com marcas entre 36 a 45 minutos
NÍVEL 3: resultado abaixo de 36 minutos
A classificação dos corredores conforme a sua marca nos 10 km (critério técnico) tem propósito puramente didático, pois muitos seriam os aspectos que devem ser considerados ao se dividir os corredores em categorias distintas (idade, sexo etc), tornando tal tarefa complexa e além do que pretendemos no momento.
Assim, temos que, para as NECESSIDADES dos corredores avançados, três sessões de treinos de velocidade na semana devem ser consideradas ao elaborar a programação de treinamentos. Os intermediários podem ser beneficiados com duas sessões de treinos, sendo que aos principiantes, apenas um treino de velocidade na semana já será o suficiente para melhorarem o seu resultado nos 10 km.
Conforme seja a etapa de preparação em que o corredor se encontra (treino de base x treino específico), haverá um método de treinamento que seja mais apropriado. Assim, no treino de base, geralmente utiliza-se o fartlek, por ser um trabalho de