Farmácia
Os distúrbios que são causados pelas respostas imunes são chamados de doenças de hipersensibilidade.
Dessa forma, a hipersensibilidade é um reflexo de respostas imunes excessivas ou aberrantes. As doenças de hipersensibilidade podem ser causadas por dois tipos de respostas imunes anormais:
1- As respostas para os antígenos estranhos podem ser desreguladas ou não controladas, resultando em lesão tecidual;
2- As respostas imunes podem ser direcionadas contra antígenos próprios (autólogos), como um resultado da falha na tolerância própria. Tais respostas são chamadas de auto-imunidade.
Tipos de doenças de hipersensibilidade
As doenças de hipersensibilidade são comumente classificadas com base no mecanismo imunológico principal que é responsável pela lesão tecidual e a doença.
Hipersensibilidade do tipo I (imediata) a hipersensibilidade imediata é uma reação rápida da musculatura lisa e vascular, mediada por IgE e pelos mastócitos, geralmente seguida por inflamação
(reação tardia), que ocorre em alguns indivíduos quando do encontro com certos antígenos estranhos, aos quais foram expostos previamente. As reações de hipersensibilidade imediata são também chamadas de alergia ou atopia. Geralmente a hipersensibilidade do tipo I se manifesta por:
1234-
Febre;
Alergia aos alimentos:
Asma brônquica;
Anafilaxia.
Encontro com o antígeno
Produção de IgE
Ligação da IgE aos receptores Fc dos mastócitos
Ligação cruzada da IgE ligada pelo antígeno reintroduzido (re-exposição)
Liberação dos mediadores dos mastócitos
↑ permeabilidade vascular (resposta imediata)
Contração do músculo liso (resposta imediata)
1
Thiago M. Zago
medUnicamp XLVI
Nos indivíduos que têm a tendência a alergias, o encontro com alguns antígenos resulta na ativação das células Th2 e na produção de IgE. A hipersensibilidade imediata se desenvolve como uma consequência da ativação das células Th2 em resposta aos antígenos protéicos ou