preprocessor
Vamos por a mão na massa. Vamos criar um sistema para cadastrar funcionários. Uma aplicação WEB( serv-side ) que os funcionários acessarão a partir da intranet com o navegador.
Nossa aplicação será constituída de um formulário html, uma tabela específica num banco de dados e os scripts para gravação e atualização dos registros. Além disso vamos montar o digrama para deixar bem claro para qualquer outro desenvolvedor o que a gente está fazendo.
Rapidamente vou explicar alguns tópicos.
Formulário HTML: Um formulário html é constituído pela tag (Mais pra frente vamos ver que isso não é tão necessário assim.) e pelas tags ( a caixinha de texto) e ( O botão para submeter os dados do formulário para o browser.), além de várias outras. Nos interessa particularmente estas.
Os valores digitados num formulário são enviados em variáveis nomeadas pelo atributo "name".
Banco de Dados: Nossa aplicação vai acessar um banco de dados para gravar ou atualizar registros. Assim, vamos criar banco chamado empresa e nele uma tabela chamadafuncionario. A tabela funcionário terá os seguintes campos:
CREATE TABLE funcionario (
id_funcionario INT( 9 ) NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY , funcionario_nome VARCHAR( 255 ) NOT NULL , funcionario_matricula VARCHAR( 20 ) NOT NULL , funcionario_admissao DATE NOT NULL , funcionario_nascimento DATE NOT NULL
)
ENGINE = MYISAM ;
Essa aplicação será constituída pelos scripts conexao.php ecadastrofuncionario.php. Ambos ficarão numa pasta chamada empresa dentro da pasta htdocs, se você seguiu nossa sugestão de implantação. Caso contrário, verifique qual é a pasta raíz do seu servidor.
conexao.php
A conexão é um script simples onde deixaremos os dados da conexão da aplicação com o servidor de dados, no nosso caso, o Mysql que já vem configurado com o servidor sugerido. Para criá-lo, abra um documento de texto puro como o bloco de notas, por exemplo.